CONTATO

Localização

Alameda São Boaventura, 540 - Niterói - RJ

Telefone: (21) 3005-7627 - WhatsApp (21) 96822-6006

atendimento@psiquismo.com.br

Horários:

Segunda à Sexta-feira: 09:00 - 19:00

Sábado: Sob agendamento

 

Fale com a gente!
Inscreva-se na Newsletter
Receba conteúdo, informações sobre cursos e cupons de desconto!
  • Espaço Psiquismo

FLORAIS - PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL - Educação em Saúde com a Terapia Floral



25/11/16 –Atividades de Educação em Saúde com a Terapia Floral como prática complementar. Projeto de intervenção Social: GRUPO DE CONVIVÊNCIA COM AMOR – “Saúde Emocional – Um olhar para a Terceira Idade”

O tratamento com a Terapia Floral é fruto da convicção de que as essências florais ajudam a compreender que a verdadeira cura é a que se instala definitivamente no âmago do Ser trazendo como reflexos pensamentos e sentimentos mais elevados gerando harmonia e bem-estar. A verdadeira saúde requer uma ativa autopercepção consciente, na qual se assume a responsabilidade pelos desafios e pelas lições da vida.

Sendo assim, este projeto de Intervenção foi elaborado com o objetivo de investigar acerca da Contribuição da Terapia Floral como Complementar de Saúde para manutenção da Saúde Emocional do indivíduo na Terceira Idade. Além disso, visa auxiliar pesquisadores e demais interessados no assunto, servindo de base de referência quanto à importância do tratamento complementar e seus benefícios, contribuindo para estudos futuros sobre a importância da Terapia Floral como Prática Integrativa e Complementar de Saúde.

Este projeto foi implantado em novembro de 2016. A metodologia proposta apresenta uma equipe multiprofissional duas Terapeutas Florais com formação em psicologia (Gina M G Sommerfeld) e enfermagem (Anna Quintanilha) que através de encontros quinzenais de hora e meia de duração cada, aplicam técnicas e condução de grupos com 30 participantes, para intervenção terapêutica, visando abordar aspectos tais como Interação; Autoestima; Comunicação; Mitos da Terceira Idade; Relações Interpessoais; Sexualidade; Relações Familiares.

A indicação de Essências Florais é realizada através de Escuta e Acompanhamento Terapêutica em grupo, com objetivo de montagem de Estudo de Caso no GEF-Grupo de Estudos Florais, grupo que tem por objetivo a troca de experiência entre terapeutas formados e iniciantes, a partir de aulas, estudos de textos e apresentação de casos clínicos) encontros que acontece mensalmente no Espaço Psiquismo - Saúde e Desenvolvimento Humano. Trata-se de um espaço terapêutico voltado para a formação e capacitação de terapeutas florais objetivando saúde emocional e desenvolvimento pessoal.

Idealizadora: GINA M G SOMMERFELD- Especialização em Terapia Floral do Hospital Escola São Francisco de Assis/EEAN/UFRJ. Terapeuta Floral Educadora Healingherbs e Sistema Ararêtama. Psicóloga com formação em Pesquisa e Psicologia da Saúde. Pós-Graduação em Psicologia Social e Saúde Psicossomática.


44 visualizações