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PSICOTERAPIA



Tristeza é um sentimento e condição típica dos seres humanos, faz parte da vida e é uma emoção que precisa ser vivida. Todos estamos sujeitos à eventos que podem causar tristeza: perdas, frustrações, desentendimentos, dificuldades, carências, etc. Se lidarmos bem com essas fases difíceis da vida, sairemos fortalecidos e mais confiantes para viver plenamente nosso potencial na vida. Entre os principais sintomas da tristeza está o desânimo, a falta de vontade de desempenhar tarefas rotineiras e de conviver socialmente. Alguns estudos revelaram que a tristeza dura mais do que as outras emoções por conta da ruminação. A ato de remoer pensamentos e sentimentos ruins pode dificultar a superação da tristeza e levar a depressão. Apesar de tristeza e depressão estarem relacionadas são quadros distintos. “Tristeza é uma emoção, enquanto depressão é uma doença." No caso da depressão, existe um conjunto de sintomas emocionais que corroboram para que o quadro permaneça e se agrave ao longo do tempo: alta irritabilidade, baixo autoestima, dificuldade de concentração e tomadas de decisão, ansiedade, angústia, desespero, desesperança, desvalorização da vida, podendo atingir ideação, planos ou atos suicidas. Dicas para aliviar o sentimento de tristeza: - Reconheça o que está sentindo e chore. Segundo alguns estudos, chorar libera endorfinas no organismo, o que gera um efeito relaxante no corpo, além de ativar o sistema nervoso parassimpático, que o ajuda a se recuperar de traumas e do estresse. - Pratique exercícios. A prática de atividades físicas auxilia na liberação de substâncias químicas no organismo que combatem a tristeza, como é o caso das endorfinas. - Sorria. Sorrir pode ajudá-lo a se sentir melhor, mesmo quando se está triste. Os sorrisos que, além dos músculos da boca, utilizam os olhos têm um efeito ainda mais positivo no humor.


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