• Espaço Psiquismo

A criança e o desenvolvimento integral


As ações voltadas à saúde das crianças devem estar associadas não somente a sobrevivência, mas, principalmente, ao seu desenvolvimento integral.

- A necessidade de proteção física e segurança visa garantir condições favoráveis para a manutenção da integridade física e fisiológica da criança.

- A necessidade de experiências adequadas ao desenvolvimento, envolve ações para estimular e acrescer novas interações a um processo evolutivo das demandas individuais de cada criança, permitindo adquirir confiança ao se sentir aceita, cuidada e amada.

- A necessidade de estabelecimento de limites, organização e expectativas refere-se a colocação de limites adequados, possibilitando a capacidade de empatia, por meio do afeto, segurança e vínculo.

- A necessidade de comunidades amparadoras e de continuidade cultural está ligada ao conceito de que comunidade e cultura são alicerces para o desenvolvimento da criança e sua família, considerando os aspectos assistenciais, educacionais e de saúde, para a criança adquirir o sentimento de pertencimento a família e comunidade.

O conjunto dessas necessidades tem implicações relevantes para a promoção de saúde da criança e da sua segurança físico e emocional.

2 visualizações0 comentário