CONTATO

Localização

Alameda São Boaventura, 540 - Niterói - RJ

Telefone: (21) 3005-7627 - WhatsApp (21) 96822-6006

atendimento@psiquismo.com.br

Horários:

Segunda à Sexta-feira: 09:00 - 19:00

Sábado: Sob agendamento

 

Fale com a gente!
Inscreva-se na Newsletter
Receba conteúdo, informações sobre cursos e cupons de desconto!

O desenvolvimento do ser humano pode ser entendido como um processo que se inicia no ato da concepção e termina com a morte. Desde o início, o bebê tem um grupo de caminhos potencialmente abertos para seguir. O que ele irá trilhar será determinado pela interação entre como ele é agora e o mundo das pessoas, dos objetos e das situações, no qual ele se encontra.

Mudanças continuam pela vida inteira, pois um potencial persistente para mudanças é garantido pelo Processo de Amadurecimento Psíquico. Para usufruir do legado cultural da humanidade, cada indivíduo precisa atualizar potências, adquirir e desenvolver habilidades.

Falhas podem ocorrer no processo do desenvolvimento humano, de etiologias variadas, muitas vezes múltiplas, de causalidade não linear, em épocas diferentes, determinando um desvio daquele que seria o caminho do crescimento desejável.

Os transtornos específicos do desenvolvimento psicológico são considerados como tendo início geralmente na infância. Esses comprometimentos diminuem progressivamente à medida que a criança amadurece, mas acarretam em questões que afetam a auto-estima, atenção, segurança, coragem, alegria etc. Como conseqüência, uma estruturação defensiva intensa pode ser observada, determinando sintomas de outras ordens, devido a ciclo de inadaptação gerado pelas reações ao fracasso. 

A energia psíquica, que deveria estar disponível aos processos criativos do crescimento, permanece subjacente a tal estruturação defensiva, desviando o caminho mais desejável do desenvolvimento.

EQUILIBRIO PSICOSSOMÁTICO

A Psicossomática é o estudo das manifestações orgânicas que podem ser causadas ou agravadas por aspectos psíquicos do Ser. Existem dois tipos básicos de doenças psicossomáticas, as doenças de conversão psíquica  existe um sintoma mas nenhuma alteração é percebida nos exames laboratoriais. No caso de somatização ou doenças psicossomáticas, as  energias psíquicas  são descarregadas no corpo físico, levando à detecção de alterações laboratoriais e/ou de imagem.

A doença psicossomática, em geral, é uma válvula de escape para as emoções e os sentimentos com os quais não se consegue lidar.

 

EQUILÍBRIO EMOCIONAL E BEM ESTAR

Os Transtornos de Personalidade Neuróticos mais comuns são resultados da soma de momentos difíceis recorrentes e não solucionados dada fragilidade de quem entrou em sofrimento.

Para que não ocorra sucessão de crises, que se poderão fazer cíclicas na vida, desestabilizados por pensamentos persistentes que desencadeiam emoções e sentimentos desagradáveis, é importante investigar as causas e buscar solucioná-las, a psicoterapia é um bom caminho.

I – Os Transtornos de Personalidade Neuróticos

Transtorno de ansiedade, transtorno de Humor  e os transtornos de Conduta

Os Transtornos de Personalidade neuróticos afetam o comportamento afetivo, social, modo como o sujeito vê o mundo e a maneira como expressa suas emoções.A psicoterapia auxiliará no processo de autoconhecimento, equilíbrio  e melhoria da qualidade de vida.

II - Outros Transtornos de Personalidade

Transtornos de Personalidade histérico, explosivo, paranóide e  esquizóide.

Esses tipos de Transtornos da Personalidade caracterizam pessoas que não têm uma maneira absolutamente normal de viver, do ponto de vista estatístico comparando com a média das outras pessoas, mas não chegam a preencher os critérios para um Transtorno Mental.

 

III – Transtornos Mentais

Transtorno Mental induzido por substâncias(droga-álcool), borderline, esquizofrenia, psicopatia ou Psicose e doença mental.                              

 

Doença Mental pode ser entendida como uma variação mórbida do normal, variação esta capaz de produzir prejuízo na performance global da pessoa (social, ocupacional, familiar e pessoal) e/ou das pessoas com quem convive.Organização Mundial de Saúde diz que o estado de completo bem estar físico, mental e social define o que é saúde, portanto, tal conceito implica num critério de valores (valorativo), já que, lida com a idéia de bem-estar e mal-estar.

Os Psiquiatras são os médicos que se especializam no tratamento dd doença mental, através do modelo biomédico de abordagem das perturbações psíquicas, incluindo a indicação de medicamentos. Eles podem avaliar o paciente em busca de problemas médicos que possam ser a causa da perturbação mental realizando exames físicos, solicitando e interpretando análises laboratoriais e exames de eletroencefalograma (EEG),Tomografia computadorizada (CT) e Ressonância Magnética (RM) entre outros.

 

Os Psicólogos são os profissionais especializados para conduzirem sessões de psicoterapia que, se refere às diversas técnicas de atendimento empregadas em psicologia para atender pessoas com Transtornos Mentais, Transtorno Mental induzido por substâncias(droga-álcool), Borderline, Psicopatia ou Psicoses, Doença Mental, Transtornos de Personalidade e Transtorno Psicossomático.

 

Saúde Emocional