CONTATO

Localização

Alameda São Boaventura, 540 - Niterói - RJ

Telefone: (21) 3005-7627 - WhatsApp (21) 96822-6006

atendimento@psiquismo.com.br

Horários:

Segunda à Sexta-feira: 09:00 - 19:00

Sábado: Sob agendamento

 

Fale com a gente!
Inscreva-se na Newsletter
Receba conteúdo, informações sobre cursos e cupons de desconto!

REIKI – PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR DE SAÚDE

 

A procura pelas práticas integrativas tem aumentado devido maior reconhecimento da eficácia terapêutica pelas evidências científicas, e também pela efetividade pragmática verificável pelos beneficiados. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte desse tipo de prática. Esse movimento tem recebido apoio da Organização Mundial de Saúde que incentiva os países a inserir práticas integrativas e complementares ao cuidado à saúde.

 

O Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), criada em 2006, instituiu no Sistema Único de Saúde (SUS) tratamentos de origem humanista, sob a perspectiva do Paradigma Holístico. Assim propõe o desenho de uma nova cultura de saúde e a ampliação de oferta de práticas integrativas e complementares na Rede Pública de Saúde. Entraram em vigor novos tratamentos de acordo com a Portaria 145/2017, publicada no Diário Oficial da União diversas práticas, entre elas as sessões de REIKI- Procedimento número: 03.09.05.010-3 (Prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo do sujeito com finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde). Trata-se de uma modalidade ambulatorial, complexidade de atenção básica. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde repassa recursos Federais para o custeio desses procedimentos. No entanto, cabe aos gestores locais decidirem pela oferta dos nossos procedimentos.

Conforme Ministério da Saúde, PORTARIA Nº 849, DE 27 DE MARÇO DE 2017 “REIKI é uma prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Baseado na concepção vitalista de saúde e doença também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral. A terapêutica objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios - "nós energéticos" - eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital. A prática promove a harmonização entre as dimensões físicas, mentais e espirituais. Estimula a energização dos órgãos e centros energéticos. A prática do Reiki, leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções, ativa glândulas, órgãos, sistema nervoso, cardíaco e imunológico, auxilia no estresse, depressão, ansiedade, promove o equilíbrio da energia vital”

 

“A inserção das PNPIC´s na rede de atenção básica à saúde como ferramenta de cuidado tem por objetivo ampliar a abordagem clínica e as opções terapêuticas ofertadas aos usuários, podendo ser utilizadas como primeira opção de tratamento ou de forma complementar, respeitando as particularidades de cada caso”. Sendo assim, o REIKI se enquadra em ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde de forma integral”

 

O REIKI é reconhecido pelo Ministério do Trabalho como profissão isolada, sendo enquadrada dentro das atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana. Recebeu o código 8690-9/01 da CONGLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões e ligada ao Ministério do Trabalho a ao IBGE.

 

O Reiki é uma Técnica originária do Japão que se tornou popular no Ocidente através das contribuições de Chujiro Hayashi e de sua aluna Hawayo Takata. Mikao Usui(1865-1926) foi o decodificador do REIKI. Em 1921 sistematizou seu método e fundou em Tokyo o Usui REIKI Ryoho Gakkai( Associação Usui de tratamento de REIKI). O Sistema Usui Reiki Ryoho edificado por MiKao Usui serve de base para muitos dos Sistemas de Reiki existentes hoje no mundo

 

O método REIKI Usui Tibetano promove o equilíbrio energético do indivíduo, partindo do pressuposto da Medicina Chinesa onde somos mapeados por nossos canais de energia e as condições desses canais. Se estão limpos e desobstruídos estamos saudáveis, se estão com o fluxo interrompido estamos doentes (desarmônicos).

 

Os métodos de aplicação de reiki passados através de curso de formação estão divididos em três níveis que formam um Terapeuta Reikiano e um nível complementar para a formação como Instrutor Reiki Master, capacitado a formar novos terapeutas. Dentro dos conteúdos dos níveis, temos a parte teórica e a prática.

 

NÍVEL I – O Despertar

Nesse nível são apresentados os fundamentos do Reiki, o conceito, a história, os benefícios da técnica e seu funcionamento, os cinco princípios do Reiki, os símbolos e suas características, as posições e as técnicas para aplicação. Neste nível o participante poderá aplicar reiki em seus familiares, animais, plantas e realizar a autoaplicação de Reiki com objetivo de harmonia e bem-estar Físico-orgânico.  

Concluído o Nível I o participante adquiriu um recurso para manter sua harmonia e bem-estar através da autoaplicação, mas pode torna-se um profissional terapeuta reikiano se realizar o Nível II. Esse nível habilita-o a realizar tratamentos através da sintonização de novos símbolos e técnicas especificas de tratamento no outro. 

Inscreva-se para a turma de Reiki Nível I 2020!

 

Nível II – A Transformação

Neste nível o participante faz um aprofundamento teórico sobre os campos de energia humana. Além disso, entra em contato com dois novos símbolos do método, permitindo um conhecimento mais profundo do Método REIKI e suas técnicas de tratamento. Após a sintonização dos dois novos símbolos, um processo de liberação de toxinas acontece a nível mental-emocional.

Neste Nível a aplicação de REIKI ativa o Centro de Vontade, resgata o Poder Pessoal e equilibra centros energéticos, proporcionando que o organismo físico reestabeleça naturalmente o equilíbrio.

Nível III – A Realização

Este Nível divide-se em 2 fases: Nível III-A - Mestre de Si Mesmo e Nível III-B - Instrutor-Reiki Master 

 

Nível III-A – MESTRE DE SI MESMO

Com esse nível conclui-se a formação básica em Reiki, pois Teoria e Prática de técnicas avançadas de REIKI são apresentadas, proporcionando maior expansão nos tratamentos e envio de reiki para grupos. Este Nível visa despertar O Mestre Interior, amplificando o campo vibratório e comprometimento com o Desenvolvimento Pessoal. Ser Mestre de Si mesmo é ter a liberdade interior que permite viver a simplicidade do momento presente, livre do passado e futuro.  O Nível III-A não habilita o Iniciado a transmitir o ensinamento Reiki e Iniciar novos reikianos. Isso só será possível no nível 3-B. Quando sentir-se seguro com a prática do Reiki nos três níveis, então estará pronto para ensinar.

O Nível III-A é destinado a todos que tenham completado o Nível II, devidamente comprovado, há pelo menos 6 meses.

 

Nível III-B – INSTRUTOR REIKI MASTER

O o nível III-B é o nível onde são passados os conhecimentos para que um praticante possa realizar sintonizações e ensinar outros praticantes em todos os níveis.

Para este nível será necessário preparar previamente para uma aula do Nível I e a candidatura deve ser anunciada com a antecedência necessária. Quando o aluno se sente pronto, poderá ser ministrado essa formação mesmo ao nível individual. A primeira coisa a aprender sobre o ensino do Reiki é como cuidar de suas próprias necessidades de equilíbrio mental-emocional-espiritual.  Ser Mestre em Reiki implica enorme responsabilidade, e a pessoa só tem consciência disso quando obtém esse título.

 

Gina M G Sommerfeld – Instrutora-Reiki Master habilitada a promover Seminários e Sintonizações Sistema Usui-Tibetano - Sociedade Brasileira de Reiki- ANO-2000(RJ)

Please reload