• Espaço Psiquismo

Ansiedade e o novo normal


Nada aconteceu mas parece que tudo está desmoronando.

A ansiedade é um sentimento desagradável de medo e apreensão, que se caracteriza por uma tensão derivada de uma antecipação de perigo ou algo desconhecido.

A ansiedade é um mecanismo que o cérebro usa para alertar sobre situações adversas e desconhecidas, assim o corpo gera uma descarga de adrenalina para enfrentamento da situação.

A ansiedade passa a ser patológica quando prejudica o dia a dia causando extremo desconforto físico e psicológico.

São sintomas físicos comuns relacionados a ansiedade: taquicardia, falta de ar, sudorese, tontura e desmaios.

Tipos comuns de transtorno de ansiedade: fobias, transtorno do pânico, ansiedade generalizada, estresse pós traumático e o transtorno obsessivo.

⠀⠀

Nesse período de isolamento social, a rotina das pessoas mudou de uma forma muito significativa.

A incerteza sobre o que pode acontecer no dia de amanhã assusta muitas pessoas e, ter os costumes do dia a dia interrompidos sem a possibilidade de ir à rua espiar novos ares ou se distrair com os amigos, só faz esse sentimento de medo ou perigo aumentar.

Além da pandemia ter nos forçado a mudar a nossa rotina, a volta ao normal também será um meio de despertar a ansiedade nas pessoas.

O medo de sair, de contrair o vírus, a novidade sobre como será a nova inserção na sociedade, a volta à rotina de trabalho são os novos medos e desafios que precisamos enfrentar.

Como você trabalha a sua ansiedade no período de isolamento? E em relação ao novo normal, como você está se sentindo?


1 visualização0 comentário