top of page
  • Foto do escritorEspaço Psiquismo

Você sabe o que é Transtorno Explosivo Intermitente?

É uma desordem comportamental que se caracteriza por explosões de raiva não proporcionais com a situação em questão. A principal característica de uma pessoa com o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) é a tendência a impulsividade - sem medir as consequências de suas atitudes agressivas - além de serem afetivamente instáveis.

As crises podem ser piores se a pessoa for criticada ou impelida a agir durante os episódios de fúria. São pessoas que não conseguem controlar os impulsos agressivos reagindo com agressão física ou com destruição deliberada da propriedade alheia.

Existem uma série de fatores que favorecem o desenvolvimento do Transtorno Explosivo Intermitente, dentre eles o uso de álcool, drogas e história de eventos traumáticos.

No caso de álcool é comum as crises de TEI ser desencadeadas com pouca quantidade de bebida alcoólica. Quando a pessoa ingere álcool, a personalidade muda subitamente tornando-se irreconhecível. A seguir, vem a fúria e atitudes agressivas contra pessoas e objetos. Nesses casos, é comum a pessoa não se lembrar muito bem do que aconteceu após a crise. Sem o devido tratamento, o transtorno pode prejudicar a vida da pessoa e trazer consequências. ⠀



É importante ressaltar que nem todas as pessoas com explosões de fúrias são portadores do transtorno. O diagnóstico deve ser dado por um especialista - médico psiquiatra - e o tratamento inclui também consultas com psicólogo.










Gina M. G. Sommerfeld

Psicologia Clínica - CRP: 05/32130

169 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page