top of page
  • Foto do escritorEspaço Psiquismo

ASTROLOGIA E DISC - Uma amostra estatística

Eu sempre tive muita curiosidade sobre o comportamento humano. Confesso que, desde muito pequeno, já via na astrologia uma curiosa e interessante maneira de identificar um pouco o jeito das pessoas, sua forma de agir e de ser. Me parecia interessante certas características observadas nos grupos, ou seja, em cada um dos signos. E eu sempre tentava “validar”, à medida que conhecia as pessoas, com o respectivo signo, criando padrões e tentando entender melhor a cada um.


Hoje, o mapeamento de perfil comportamental faz parte de minha vida, da minha empresa e do meu propósito de vida. Caminhando para concluir um mestrado no assunto, fiz da teoria DISC e da ferramenta Profiler (da Solides) meus pilares para o desenvolvimento humano, o que tem me ajudado a colaborar com pessoas e organizações, através do autoconhecimento.


Ficar curioso em tentar confrontar as duas visões não seria nada distante para alguém que já realizou centenas de mapeamentos. Assim, usando como referência uma das nossas bases de dados, compilei um curioso resumo, fazendo paralelos entre perfis comportamentais e signos, numa divertida brincadeira de comparação que, apesar de não trazer uma conclusão definitiva, traz uma amostra pequena e curiosa da comparação dessas duas visões fantásticas, que são o DISC e a astrologia.


Os gráficos apresentados neste artigo são baseados em quase 1.000 mapeamentos realizados, em um público de segmentos diversificados, representado por 70% de pessoas do sexo feminino e 30% do sexo masculino.




Não se pode estabelecer um padrão com o gráfico acima. Mas, fica claro a predominância de Analistas no signo de Virgem, bem como a grande maioria de comunicadores nos signos de Gêmeos e de Leão. São bem poucos os planejadores no signo de Áries, o que prá mim faz sentido (sou executor e ariano!).




Nesta visão notamos a natural maior presença de comunicadores em todos os eixos dos signos (o que faz sentido para a população brasileira, predominantemente comunicadora).




A distribuição do gráfico acima mostra uma variação de 7% a 10%, o que demonstra uma distribuição bastante linear entre os 12 signos.


Já o gráfico abaixo mostra a concentração dos comunicadores, já habitual em todos os cenários, provocando uma variação entre 19% a 34% entre cada um dos perfis.




Amigos da astrologia dirão ainda que os aspectos do ascendente seria ainda uma informação importante numa análise desse tipo. Eu concordo e convido a quem tiver interesse, estender o assunto, através de comentários e/ou participação.


E você? Conhece o seu perfil comportamental? Quer conhecer?


Fale comigo!!!

Mentor em Gestão Comportamental

396 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page