top of page
  • Foto do escritorEspaço Psiquismo

HOBBIES: A preferência de cada Perfil Comportamental

A criança tem facilidade em se envolver com novas atividades que lhe traga alegria e prazer. Podemos chamar a isso de brincadeira, diversão, distração ou simplesmente passatempo.


Mas, e os adultos? O que é considerável atividade agradável? Do que gostamos? O que nos dá prazer para passar o nosso tempo?


Podemos chamar isso de Hobby, ou no plural, hobbies.


À medida que a criança cresce prioriza estudos, trabalho, família e demais atividades, sobrecarregando seu tempo com atividades relacionadas a esses interesses, muitas vezes abrindo mão em cultivar algum hobby, que tanto benefício pode proporcionar.


Estudos mostram que ter hobbies geram um propósito mais motivador na vida, desempenhando um papel importante no aumento da expectativa de vida em adultos. Outro estudo revela que se envolver em um hobby por pelo menos uma hora por dia pode ajudar a impedir o desenvolvimento de demência em idades mais avançadas.


Atribulados em atividades cotidianas, os adultos tem dificuldade até mesmo em eleger um possível hobby para praticar. Até mesmo listas de sugestão de hobbies são extensas e não direcionam, muitas vezes, a práticas que de fato agradem a cada tipo de pessoa.


Uma maneira mais eficaz para isso é pesquisar hobbies a partir do perfil comportamental de cada indivíduo, ou seja, a cada tipo específico de personalidade alguns hobbies poderão parecer mais atrativos que outros.


Teoria DISC

O DISC é uma teoria desenvolvida em 1928 e auxilia pessoas e organizações na melhor compreensão dos perfis comportamentais. O DISC classifica as personalidades nas categorias Dominância (Executor), Influência (Comunicador), eStabilidade (Planejador) e Conformidade (Analista). Essa classificação nos auxilia no maior entendimento do que naturalmente gostamos. Por exemplo, um Planejador tem menor probabilidade de adotar um hobby que envolva intensa competição, ao contrário de um Executor, que é naturalmente muito competitivo.


A seguir, podemos imaginar alguns hobbies relacionados a cada perfil:


Executores (dominância) são decisivos e enérgicos. Geralmente são concorrentes intensos que apresentam objetivos e desafios ambiciosos, preferindo agir mais que analisar. Executores também não se intimidam com conflitos e podem se esforçar mais do que outros estilos de personalidade mais passivos, afirmando sua vontade e assumindo o controle de uma situação. Tendem a ser energizados pela competição, liderando equipes e agindo diretamente. Eles são pouco voltados à preocupações com os sentimentos dos outros, e não apreciarão ações lentas e ordens contrárias as deles.

Os executores poderão se envolver com os seguintes hobbies:

  • Participar de um grupo de debate local ou iniciar um com amigos

  • Liderar uma equipe de esportes ou participar de um time

  • Falar em público

  • Fazer trilhas radicais

  • Treinar e competir em 5ks, maratonas ou triatlos

  • Atuar em outras atividades onde ele possa competir e, principalmente, ganhar

Hobbies que promovam atividades físicas, riscos e desafios serão muito apreciados pelos executores.


Comunicadores são casuais e divertidos. Tendem a ser confiantes, muito motivados e extremamente acessíveis. Essas pessoas geralmente amam ambientes sociais e gostam de passar tempo com novas pessoas. Geralmente ficam animados em explorar novas idéias e iniciar novos projetos, buscando participar de diferentes grupos, ao longo do tempo.

Comunicadores tendem a se energizar muito à medida que interagem com grandes grupos, contando histórias, usando linguagem emocional, apresentando novas idéias e conhecendo novas pessoas. Eles geralmente não são adeptos a seguir processos, analisar dados e fazer pesquisas detalhadas, o que pode os deixar entediados.

Os Comunicadores poderão se envolver com os seguintes hobbies:

  • Viajar

  • Aulas de cerâmica, artesanato, criações

  • Compartilhar suas histórias através da escrita criativa

  • Fotografia

  • Divertir os outros por meio de apresentações, atuações ou improvisação

  • Frequentar aulas regulares de ioga e demais atividades em grupo

Demais atividades que envolvam sempre outras pessoas e trocas, contatos e, principalmente muita comunicação.


Planejadores são ponderados e atenciosos. Tendem a ser pessoas naturalmente reservadas que buscam ativamente outros indivíduos leais e solidários. São frequentemente conhecidos por serem solidários com as perspectivas dos outros e por manterem ambientes e situações calmos e tranquilos. Os Planejadores tendem a ser energizados ajudando os outros, participando de atividades de ritmo mais lento e conhecendo as pessoas. Eles são frequentemente contrários à competição, comunicação rápida e sensação de pressa.

Os Planejadores poderão se envolver com os seguintes hobbies:

  • Escrever histórias, poemas ou postagens de blog

  • Participar de algum tipo de grupo de assistência ou atividade no terceiro setor

  • Ações de proteção e amparo à animais de estimação

  • Jardinagem ou algum outro cultivo

  • Atividades que proporcionem bem estar coletivo em geral

Hobbies que envolvam cuidar de alguma coisa (sejam pessoas, animais ou plantas), organizar eventos ou se conectar com outras pessoas através da escrita podem ser incrivelmente impactantes para os planejadores. Esse perfil apresenta ainda uma grande capacidade de escuta.


Analistas são analíticos e independentes. São frequentemente inventores e buscam soluções precisas e ponderadas para os novos e emocionantes problemas e projetos aos quais são confiados. São extremamente voltados a processos, estruturas, regras e normas. Geralmente se energizam resolvendo problemas, mantendo sua independência, pensando em decisões e adquirindo novos conhecimentos regularmente. Eles terão sua energia impactada por grandes grupos de novas pessoas, na quebra de processos confiáveis e apresentarão uma sensibilidade mais aguçada.

Os Analistas poderão se envolver com os seguintes hobbies:

  • Colecionando objetos de estimação

  • Criando ou jogando jogos estratégicos

  • Observar estrelas e aprender sobre astronomia

  • Leitura de livros

  • Videogames

  • Artes (canto, música, dança, interpretação)

A resolução de problemas também pode ser um hobby apreciado pelos Analistas, que apresentam um perfil mais voltado à genialidade e detalhismo.


Encontrar um hobby pode trazer bem estar e ajudar a encontrar um propósito.

Identificar seu perfil comportamental pode ajudar a definir um hobby mais adequado.


Se precisar de ajuda nisso, fale comigo!


Até a próxima!

Mentor em Gestão Comportamental

1.032 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page