top of page
  • Foto do escritorEspaço Psiquismo

O apoio do psicólogo no berçário para o desenvolvimento integral da criança


O berçário é um espaço de cuidados, afetividade e atividades que propiciam o desenvolvimento da criança, a partir dos sentimentos de confiança e segurança, que proporcionam bem-estar.


As avaliações são feitas a partir das observações das ações e reações de cada criança, respeitando a sua individualidade, a partir das atividades diárias.


A escola é o primeiro grupo social depois da família, por isso conta com uma equipe de profissionais que cuidam para que ocorra o desenvolvimento integral da criança, proporcionando um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança através da afetividade e socialização.


A partir dos seis meses, momento em que começa a desenvolver mais as suas habilidades motoras e cognitivas, passa a se interessar por outras pessoas.


O ambiente acolhedor e seguro no berçário, zelado pelo bem-estar proporciona a sua socialização com as outras crianças.

O afeto é a parte central do trabalho no berçário, pois quanto mais forte o vínculo, mais facilitado e natural se tornará o processo de independência e autonomia da criança.




O período de adaptação da criança no berçário é o primeiro momento em que a criança passa a conviver longe da presença dos pais, que também lutam contra a ansiedade e o receio de como a criança irá reagir ao “novo”. A compreensão e autocontrole da família faz com que não seja ainda mais difícil para a criança processar essa nova fase.


É importante não comparar como cada criança se adapta ou aprende algo novo, cada um tem o seu próprio tempo e é importante respeitá-lo. Para algumas crianças a adaptação pode acontecer de forma mais tranquila e rápida, já outras exigem um pouco mais de cuidado e atenção.



Apesar de se utilizar o termo “período” vale ressaltar que a adaptação é um processo, já que muitas vezes acaba se repetindo sempre que novas situações, tais como o retorno da criança após o final de semana, férias e ocasiões de adoecimento. Por isso a importância de entender e atender as particularidades de cada criança e permitir uma rotina mais flexível.


Os primeiros anos de vida e experiências, especialmente as interações entre as crianças e seus cuidadores, incluindo os educadores, são essenciais para o desenvolvimento da criança. As relações estáveis, acolhedoras e estimulantes, contribuem para o bem-estar emocional. Se a criança estiver emocionalmente segura, estará disponível para a aprendizagem, exploração e novas aquisições.


É papel do psicólogo observar o desenvolvimento como um todo, facilitando relações seguras, de forma que a criança seja atendida em suas necessidades e sinta-se compreendida. Dessa forma ocorre o desenvolvimento da sua autoestima, confiança e segurança, o que vai contribuir para a sua autorregulação e para a aquisição de competências em todas as áreas de desenvolvimento.


A família é a referência essencial para o desenvolvimento da criança. O psicólogo pode ajudar a família a compreender e a lidar com diferentes desafios, mudanças e aquisições do desenvolvimento e aprendizagem das crianças no berçário.


Gina M.G. Sommerfeld

Psicóloga (CRP 05/32130) junto a equipe de Educação Infantil da Babylândia e Atuação - Escola Bilíngue

146 visualizações0 comentário
bottom of page